Transformando o mundo em biblioteca com o BookCrossing!


Oi pessoal, hoje eu estava visitando alguns blogs que eu sigo e passando pelo nosso parceiro O clube da Meia-Noite me deparei com um post muito interessante falando sobre o BookCrossing... Fiquei muito interessada com a ideia e resolvi passar para vocês, que talvez, como eu, ainda não tenham ouvido falar no assunto!

O BookCrossing nada mais é do que pegar um livro seu e deixá-lo em um lugar público para que alguém encontre e leia! E depois, quem sabe, continue com a 'brincadeira'.

Claro que a coisa é um pouco mais organizada que isso, então deixa eu explicar direitinho como é que ocorre todo o processo! ;)

Tudo começou em 2001 com Ron Hornbaker, que logo depois lançou o site oficial do movimento (http://www.bookcrossing.com.br) e  então a coisa toda foi tomando proporções cada vez maiores!
Hoje existem mais de  6,2 milhões de livros registrados e 852 mil membros no site, contabilizando a participação de 130 países!


O lema do movimento é "Ler, Registar e Libertar ", ou seja, leia um bom livro, registre-se no site para receber um numero identificador do livro e passe o livro adiante (para um amigo, ou deixando-o em um local público para que outra pessoa possa participar se quiser)

Entretanto a brincadeira não obriga ninguém a se registrar nem nada do tipo. Quem encontra um livro que faz parte do movimento pode lê-lo e não participar do site, ou se quiser entrar no jogo é só entrar e informar que encontrou o livro e usufruir do site registrando-se e continuando o jogo!

Esse número de identificação é chamado no site de BCID (BookCrossing Identification Number), e é exclusivo para cada livro. Com esse número o dono (ou todos os que se tornaram donos) podem ver todo o caminho percorrido pelo livro!

Por exemplo, se eu tenho um livro que quero que faça parte do projeto BookCrossing, eu me registro no site (grátis) e aviso quando e onde vou "Libertar" o livro para que alguém o encontre e com o numero de registro (BCID) do livro faça uma entrada de diário informando que encontrou o livro, para isso não é necessário ser registrado, pode ser feito anonimamente! Depois de ler o livro, a pessoa faz uma nova entrada de diário para comentar sobre o que achou do livro e o que vai fazer com ele, o mais legal é que liberte o livro novamente para que ele possa passar pelas mãos de outras pessoas e assim transformaremos o mundo em uma biblioteca global! :D

O Projeto está presente em muitos eventos literários e conta com a ajuda de voluntários!

Os pontos de BookCrossing são inumeros e quem os cria somos nós mesmo! saiba como Aqui! 





Pesquisando sobre o assunto, me deparei com uma iniciativa legal do blog Luz de Luma. É o Bookcrossing Blogueiro, estimulando nós blogueiras e blogueiros a nos engajarmos no movimento!
Se informem mais no blog!



FALANDO DO BOOKCROSSING:
Espero que tenham gostado e que participem, eu vou tentar entrar na dança! :D

beijinhos









7 comentários:

  1. Achei super interessante a idéia! Na verdade já faço isso, quando termino de ler sempre penso em uma amiga que gostaria dakele livro e presenteio.

    Não vou mentir que queria uma biblioteca linda cheia de livros em casa, mas como como sou alérgica a ácaros isso é só utopia, então desapego e passo o livro pra frente.

    Super beijo o blog tá cada dia mais interessante!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei a ideia! Uma pena que lá no fundo eu acho que no Brasil não dá certo. Imagino que se eu deixar um livro no banco da rua XV no centro da cidade, vai chegar alguém e botar fogo, chutar, qualquer coisa menos ler. Que triste =( Mas a ideia é ótima \o/

    Beijos, Daay
    www.dayanebiassio.com

    ResponderExcluir
  3. Lê eu juro que tento fazer isso viu, mas assumo que sou super ciumenta com meus livros! :S:S Tenho que praticar mais o desapego! shuahsuahsu!!
    brigada pelos elogios!!!

    __________________________________________________

    Pois é, realmente day, em alguns lugares fica bem complicado de fazer... mas já em algumas cidades aqui mesmo do Brasil tem pontos específicos chamados de Zona Oficial de Libertação, que são lugares especifico para realizar o BookCrossing!! :P

    Mas se Deus quiser, um dia poderemos simplesmente deixá-lo num banco de uma praça sem o menor risco de perdermos o livro! #EuAcredito!

    ResponderExcluir
  4. Own, Anne, muito fofo seu pensamento. Eu também tenho esperanças! Mas com os lugares específicos do BookCrossing já dá pra fingir que moramos num país hiper legal \o/ rsrs.

    Beijos, Daay
    www.dayanebiassio.com

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    é verdade!!
    :P

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, tudo bem?
    Também faço parte do Blogueiras Unidas e entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
    Claudiana
    http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa ideia!!!
    Poderiam existir cantinhos aqui em PE né?
    Seria muito legal!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...