Conservando nossos amados livros!


Bom pessoal, o sonho de todos nós é ter uma infinidade de livros em uma estante perfeita, não é verdade?!
Mas mesmo que ainda nem tenhamos tantos livros ou mesmo uma estante magnifica, vale lembrar algumas dicas para conservá-los por muitos e muitos anos.

Sempre pensei em quando tiver meus filhos, o quanto queria que eles parassem para ler pelo menos alguns dos livros que eu venho acumulando desde a minha pré-adolescência.
Sempre adorei ter meus livros preferidos em um lugar de destaque no meu quarto! Para que fossem uma das primeiras coisas que as pessoas viam ao entrar no cômodo.
Acontece que para que eles durem até eu ter meus filhos -e os mesmos terem idade para se interessar por meus livros- percebi que ter que tomar medidas de conservação, ou então eles irão acabar perdendo seus atrativos visuais e, apesar de eu gostar de livros novos ou velhos, impecáveis ou surradinhos, quanto mais cuidados mais tempos eles 'viverão' e como é isso que eu quero, decidi fazer esse post para que todos possamos ter nossos livros até ficarmos velhinhos juntos! :D


COMO GUARDAR O LIVRO:
  • Se você costuma guardar seus livros em caixas, armários fechados, ou guarda-roupas, saiba que não é a melhor opção! Os livros devem ficar em lugares arejados para que o papel 'respire' adequadamente. Sem contar que lugares abafados e escurinhos são os ambientes perfeitos para fungos e até mesmo traças. O ideal é uma estante aberta ou então prateleiras, se sua unica opção é uma estante fechada, trate de deixar suas portas abertas algumas horas do dia!
  • Os livros devem ficar guardados de pé, formando um angulo de 90º com a superfície na qual está apoiado, seja uma prateleira ou uma estante. Assim evita-se danos à lobada e as bordas das capas que podem ocorrer se o livro fica inclinado ou disposto deitado com outros livros por cima, comprimindo sua estrutura e danificando-o.
  • Outra dica é que os livros devem ser colocados lado a lado dos outros sem comprimí-los, de forma que ao precisar retirar algum, não se cause atrito com os seus adjacentes! Os livros devem deslizar facilmente. E na hora de retirá-los, nada de puxar por cima! o ideal é afastar um pouco com os dedos os livros dos lados e puxar o livro escolhido pelo meio! Livros apertados uns nos outros são grandes atrativos para cupins!


LIMPANDO OS LIVROS

  • É normal que os livros acumulem poeira diariamente, mas não devemos deixar que essa poeira se acumule! Periodicamente (diariamente, semanalmente ou a cada quinzena) devemos retirar todos os livros e retirar a poeira deles com um paninho seco, de preferencia uma flanela, que é mais macia! Nada de produtos químicos, nem umidade!
  • Também devemos aproveitar para limpar a prateleira ou a estante, nesta podemos usar alguns produtos de limpeza suave ou um pano úmido. Cuidado com produtos de limpeza muito fortes, pois podem permanecer na superfície por mais tempo e passar para os livros, danificando e manchando as paginas!



DEVEMOS EVITAR



  • Nada de sol! A luminosidade excessiva desbota a capa do livro!
  • Não deixe seus livros encostados em paredes! As paredes podem levar umidade aos livros e propiciar a proliferação de fungos!!
  • Abrir o livro mais do que a abertura normal dele. Ao abrirmos um livro ele nos mostra discretamente qual é o máximo de sua abertura sem que o miolo comece a 'sofrer', respeite esse limite!
  • Nunca deixe materiais metálicos dentro do seu livro por muito tempo, pois esses normalmente acabam oxidando em algum tempo e essa oxidação corrói e mancha as páginas do livro.
  • É comum e super bonitinho colocar pétalas e outras lembranças dentro do livro, mas apesar de ser muito romântico e super fofinho, esse material pode manchar as páginas do seu livro, então evite!
  • Apesar de parecer benéfico, não devemos guardar o livro dentro de plásticos, pois os livros precisam de uma certa circulação de ar a sua volta para se manterem saudáveis!
  • Há quem goste de 'encapar' o livro com contact, ou celofane, mas na minha opinião isso acaba descaracterizando a capa do livro! Sem contar que as fitas adesivas mancham o livro e o contact depois de colocado, não é removido sem arrancar junto a película externa da capa do livro, e até mesmo uma parte da ilustração da capa mesmo. É um caminho sem volta!!
  • Envolver o livro em papel pardo, apesar de parecer uma boa opção contra a poeira principalmente, pode danificar o livro por conta de sua acidez!
  • É sempre bom evitarmos comer ou beber enquanto estamos manuseando o livro, pois pequenas migalhas podem ficar aderidas as páginas e causar mofo ou atrair roedores e baratas!
  • Também evite passar as folhas umedecendo o dedo com saliva, pois podem também atrair alguns   animais por conta de partículas de alimentos contidos na saliva, sem contar que inúmeros microorganismos patogênicos (causadores de doenças) podem estar na superficie das paginas e serem direcionados a sua boca através desse mal hábito, que, além de tudo, é bem nojento, devo falar!
  • Se você tem animais em casa ou crianças, cuidado redobrado! Pois eles podem confundir seus livros com brinquedos ou um arranhador de design mais arrojado, e decidir que eles devem ser lançados ao chão ou para cima, ou ainda tornarem-se uma caça para seu cãozinho lindo, ou um afiador de unhas do seu gatinho adorável! (Meu lado veterinária falando mais alto! Hehehe!

Bom acho que não esqueci de nada!!
E aí?! Gostaram das dicas?

Beijinhos

FONTES PARA ESSA POSTAGEM: Elisa KerrOMOGuia dos Solteiros.

Um comentário:

  1. Me lembrou que preciso organizar minha estante, tá tão bagunçadinha e amontoada, tadinha DD:

    xoxo

    tortademenina.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...